quarta-feira, 13 de julho de 2011

Resenha Crítica


                           Cartas para Julieta  
Alex.


          Amanda Seyfried é Sophie, garota que trabalha no ramo jornalístico e que está noiva do chef Victor (o mexicano Gael García Bernal, cuja presença talvez se justifique pelo filme ser roteirizado, além de Tim Sullivan, por Jose Rivera, o mesmo de “Diários de Motocicleta”). Eles planejam uma viagem para Verona para curtir uma lua de mel. Quase tudo dá certo, pois Victor agenda compromissos a todo o momento com fornecedores para abrir um negócio próprio. Curtindo os dias livres como se fosse uma solteira, Sophie se interessa pelo trabalho de algumas senhoras que se dedicam a responder cartaz deixadas em um muro de tijolos por mulheres apaixonadas endereçadas à Julieta de Shakespeare. Eis que a remetente de uma das cartas respondidas por Sophie, Claire (a extraordinária Vanessa Redgrave), decide aparecer. O problema é que o conteúdo foi escrito há cinquenta anos e nele consta o desejo incondicional de Claire em rever o seu primeiro grande amor, Lorenzo Bartolini.
Estando presente nesta história com características de road-movie o neto inglês de Claire, Charlie (Christopher Egan), fica muito fácil adivinhar no que dará “Cartas Para Julieta”. Não é o que deve ser considerado ou que o roteiro mais se preocupa em valorizar. É um romance sobre descobertas e perseverança e que ganha realce todo especial com a presença de Vanessa Redgrave. Não há dúvidas de que a protagonista Amanda Seyfried exalta muita simpatia, mas a busca de Claire pelo seu amor antigo é expresso com tanta ternura por parte de Redgrave, divina com seus setenta e três anos, que é impossível não torcer por um final feliz. Ainda mais na companhia de Franco Nero, cujo relacionamento desde 1967 culminou em casamento no último dia de dezembro de 2006.
     Juny.
    
              
O filme “Cartas para Julieta” é uma ótima dica para as bookholic's e românticas de plantão. O cenário é a linda cidade Italiana de Verona, que foi o lugar usado por Shakespeare para o amor impossível de Romeu e Julieta. Por isso, na cidade há o “Muro de Julieta” onde as apaixonadas deixam cartas falando de seus problemas amorosos e pedindo a ajuda de Julieta para solucioná-los, e há funcionárias da prefeitura de Verona que respondem essas cartas todos os dias. Em meio a tudo isso há Sophie, que esta de férias com seu noivo (que mal lhe dá atenção), em Verona. Ao se envolver com as “secretárias de Julieta” (as pessoas que respondem as cartas), Sophie acaba encontrando uma carta muito antiga que nunca foi respondida e resolve escrever a resposta, mesmo que um tanto atrasada. Disso se desenvolve uma trama encantadora, que mostra que nunca é tarde para encontrar seu grande amor, seja pela idade ou pelas circunstâncias, ou um relacionamento infeliz, por exemplo. É um filme daqueles que não há como não chorar em alguns momentos, e que no final da aquele sensação de que o amor supera tudo. Altamente recomendado ;D
http://www.dear-book.net/2010/07/filme-cartas-para-julieta.html

Bruna Boscato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário